quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pesquisa da Equipe Centenária descobre possível Imagem de Nossa Sra. dos Navegantes, a origial.


O primeiro passo da pesquisa foi colher informações sobre a história de Manoel Félix do Vale, buscando informações referentes à sua família e a historia de sua promessa. Em conversas informais com moradores de idade avançada na população de Areia Branca/RN percebeu-se que a Família Félix e a família Vale são vastas em nossa cidade e redondezas. Muitos fatos foram revelados, um deles nos chamou a atenção em especial em conversa com o senhor Raimundo Nonato de Oliveira, mas conhecido como seu Dãodim, que afirmou que Manoel Félix do Vale trabalhava em um iate pequeno, mas conhecido na época como tipo culte, e que era natural da comunidade da Barra, na época pertencente à cidade de Areia Branca, hoje município de Grossos.

Em uma conversa informal com outro morador, o senhor João, soubemos que o mesmo possui um tio-avô por nome de Manoel Félix do Vale, pela coincidência de nomes resolvemos pesquisar na comunidade de Ponta do Mel, entretanto, após visita e conversa com vários moradores não se teve a certeza se é a mesma pessoa.

No dia 07 de Novembro de 2010, pela segunda vez, a equipe de pesquisa histórica dirigiu-se a comunidade de Ponta do Mel. Chegando a comunidade se buscou conversar com moradores de idade avançada na esperança de obterem informações sobre Manoel Félix ou sobre sua promessa. Entre os relatos um mereceu um olhar especial da equipe de pesquisa histórica: a imagem original da promessa (Nossa Senhora dos Navegantes) que fora comprado na cidade de Recife/PE e que posteriormente deu inicio a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no centro da cidade, possivelmente encontrava-se na capela de São Sebastião em Ponta do Mel. Segundo o relato a imagem foi entregue a comunidade de Ponta do Mel por parentes de Manuel Félix após alguns anos de sua partida para uma cidade no estado do Ceará. A imagem que até então se encontrava em oculto com seu valor histórico, era usada para festejos alusivos a festa na comunidade, contudo, não se tinha certeza se era realmente essa a imagem que deu origem à festa. Possivelmente a imagem teria sido entregue a comunidade quando Antonio Pedro dos Santos (Toinho de Pedro) foi comprar uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em Areia Branca e trouxe uma imagem possivelmente doada pela senhora Rosa Felismina dos Santos, imagem essa podendo ter sido entregue por Manuel Félix para ser guardada, pois a promessa por motivos superiores não foi cumprida como deveria ter sido.

Após a chegada da imagem a Ponta do Mel faziam-se as novenas e procissão na comunidade. Com a morte de Antonio de Pedro começou-se a se fazer à procissão marítima e continuou até 2009. Embora não se faça mais à procissão marítima ainda perdura a procissão terrestre. Contudo, essa equipe da pesquisa histórica gostaria de ressaltar que com base nas pesquisas feitas não se tem a certeza da originalidade da imagem. Diante de algumas supostas informações continuam as pesquisas. Num futuro bem próximo a imagem será examinada por uma equipe técnico-cientifica em relação à origem e idade. Atestada a sua originalidade, será entronizada no lugar de direito, exposta a veneração.