quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Vila das Areias Brancas

Já começou os preparativo da Vila. A Equipe está trabalhando a todo vapor para deixar a estrutura montada para oferecer, como no ano anterior, um ambiente agradável de confraternização e amizade, relembrando os tempos das histórias e culturas antigas de Areia Branca. Confira abaixo a síntese e programação.




A Vila das Areias Brancas acontece dentro das festividades alusivas à Padroeira dos Marítimos Nossa Senhora dos Navegantes. Integra-se como parte social da festa, resgatando a história e a cultura do povo. Este será o segundo ano em que a “Vila” acontece, e o enfoque principal serão os folguedos populares: as festas, as danças, crenças, brincadeiras e a representação teatral.

A presença da Vila das Areias Brancas dentro dos festejos fez a diferença no ano de 2010 e com certeza fará em 2011, pois a quadra do Centro Juvenil se transformará numa grande praça de alimentação, onde acontecerão shows com os filhos da terra, apresentações do pastoril, do fandango, do carimbo, do forró pé-de-serra, da seresta, os bailes, bem como de barracas diversificadas, pescarias, bazar, comidas típicas, gato no pote, gincana, leilões, pescaria, lendas populares, jogo de argolas e apresentações.

Este projeto visa enriquecer a população de conhecimentos e apresentar ás novas gerações o que acontecia nas festas de Nossa Senhora dos Navegantes de antigamente. Por isso, todos são convidados a dar sua colaboração!

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

· Resgatar da história da cidade em suas tradições, festejos populares, promovendo assim o enriquecimento da cultura popular;

· Promover um ambiente agradável e familiar para conversar, reviver o passado, reencontrar os filhos da terra ausentes, valorizar os dons artísticos dos areiabranquenses e ainda gerar a confraternização entre os grupos paroquianos para que possa sentir-se mais comunidade;

· Venda de alimentos e produtos para ajudar nas despesas oriundas da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes;

PROGRAMAÇÃO

Dia 06 de agosto (Sábado)

Dia 07 de agosto (Domingo)

Abertura da Vila com o jantar “danado de bom”, após a novena. Preço da senha: R$ 5,00 reais.

Noite das Danças Popular (Quadrilha, fandango, pastoril, bumba meu boi e carimbo)

Dia 08 de agosto (Segunda)

Dia 09 de agosto (Terça)

Noite das Brincadeiras Populares (Gato no pote, pau no sebo, pescaria, coelho na toca, jogo de argolas, leilão)

Noite dos Contos Populares (Repentintas, Cordel, emboladores, poetas, histórias de trancoso)

Dia 10 agosto (Quarta)

Dia 11 de Agosto (Quinta)

Noite da Seresta (Valores da terra, cantores do brega, compositores)

Noite da Juventude (Correio do amor, Barraca do beijo, a rainha da vila, bazar)

Dia 12 de agosto (Sexta)

Dia 13 de agosto (Sábado)

Noite da Tertúlia

Noite do Forró-pé-de-Serra.