segunda-feira, 23 de julho de 2012

EVANGELHO DE HOJE (23/07) - MATEUS 12, 38-42

16ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
 
Comentário
 
A Palavra do Senhor é atual para os nossos dias. Tantas pessoas que buscam o Senhor pelos seus milagres, curas e benefícios e se esquecem de buscar o Senhor dos milagres e das curas.
Quantas vezes nós buscamos o Senhor, porque queríamos um sinal d’Ele? Uma cura, um milagre ou qualquer outra graça. Quantas vezes voltamos à Santa Missa, porque estávamos necessitados de algo? Quantas vezes voltamos ao grupo de oração, porque algo em nós não está bem?
Nós buscamos o Senhor somente quando a nossa situação aperta. Voltamo-nos para a Igreja somente quando precisamos e nos esquecemos de buscar Deus, porque o maior sinal que o mundo poderia receber do Seu amor já foi dado quando Ele deu o Seu próprio Filho Jesus para nossa salvação. Esse é o maior sinal que Ele poderia dar à humanidade.
Jesus morreu por cada um de nós, mas nós ainda pedimos um sinal a Ele, ainda murmuramos, ainda dizemos que Deus se esqueceu de nós.
Devemos buscar o Senhor, porque Ele é bom e se faz presente, diariamente, em nossa vida. A cada momento, o Senhor toca o seu coração, revelando a você Sua misericórdia.
Veja as palavras do Senhor hoje: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o do profeta Jonas”. É para mim e para você que Jesus dirige estas palavras, pois vivemos numa geração, numa sociedade adúltera e depravada, na qual os valores familiares e cristãos estão se perdendo a cada dia, os ensinamentos do Senhor não estão sendo levados a sério, seus pastores estão ensinando o que pensam e o que acham, e ainda pedimos um sinal do Senhor: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por Ti”.
Lembramo-nos de que, como cristãos católicos, o Senhor nos chama à santidade. Nós devemos buscá-la. Aliás, não temos outra finalidade, senão a de sermos santos, justos com o Senhor. Não podemos nos ajuntar aos demais que insistem em agredir e adulterar o amor de Deus em seus corações.
Devemos deixar que o Espírito Santo reinflame em nós a fidelidade para com nosso Deus, que é eterno e que nos deu o maior sinal que poderíamos ter.
Que hoje, ao ler esta homilia, você possa refletir, em seu coração, como anda a sua relação com Deus. Ela tem sido interesseira ou sincera? Como você está agindo e caminhando no meio de uma geração adúltera? Busca, constantemente, a santidade ou está gostando de andar no meio dos adúlteros, fraudulentos, gananciosos e criminosos que pedem que Jesus realize um sinal para acreditarem n’Ele? Enfim, o que você tem buscado em Jesus?

Padre Bantu Mendonça