segunda-feira, 9 de julho de 2012

EVANGELHO DO DIA (09/07) - MATEUS 9,18-26

Santa Paulina

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.
19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra de seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário
 
“Enquanto Jesus lhes falava sobre essas coisas, veio um chefe e prostrou-se diante dele, dizendo: ‘Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe a mão e ela viverá’. Levantando, Jesus o seguia, juntamente com os seus discípulos”.
O Senhor é a única esperança para Jairo, o qual teria visto os milagres realizados em Cafarnaum, por isso pôs no Senhor toda a sua confiança. Com Jairo aprendamos a buscar ajuda em Deus, a nos prostrarmos com humildade, fé e confiança diante de Nosso Senhor.
Enquanto ia, certa mulher, que sofria de um fluxo de sangue havia doze anos, aproximou-se d’Ele por trás e tocou-Lhe a orla da veste.
Essa mulher, que já havia gastado todos os seus bens com médicos, agora espera impaciente, cheia de fé e de esperança em Cristo Jesus. Ela ouviu que muitos ficaram curados só em tocá-Lo. Por isso, também se decide: “Se ao menos tocar no Seu manto, ficarei curada”.
Da multidão que O oprime, uma só pessoa Lhe tocou de verdade: a doente. Não apenas com um gesto, mas com a fé do seu coração, ela toca no manto. Que significa ‘tocar’ senão que crer, professar a fé em Cristo, o Médico dos médicos?
Jesus, voltando-se e vendo-a, disse-lhe: “Coragem minha filha, a tua fé te salvou”. Naquele instante, sentiu-se completamente curada. Não a curou o manto, curou-a Jesus Cristo, que tinha observado todos os seus movimentos e também a fé do seu coração. Esta mulher, cheia de confusão à vista da sua enfermidade, mereceu, da parte de Jesus, o tratamento de filha. Ainda mais feliz por ter perseverado nos sentimentos de gratidão ao Médico da sua alma e seu corpo, ela é para nós um modelo tanto mais digno de imitação, quanto mais viva é a sua fé e mais profunda a sua humildade.
A mulher não ficou acomodada em um canto nem mostrou desânimo, mas perseverou com fé e, então, foi curada: “Coragem, minha filha, a tua fé te salvou”. O mesmo Cristo diz a você neste momento de dor e de luto, de tristeza e abandono.
Quando Jesus e Seus discípulos chegaram na casa de Jairo, encontraram-na cheia de gente e muito alvoroço dos que choravam a morte da menina. Ele diz: “Retirai-vos todos daqui, porque a menina não morreu; está dormindo”.
E caçoavam-se d’Ele. Se não há fé, o homem encerra-se em limites humanos, que são muito estreitos.
Jesus Cristo tomou a menina pela mão e ela se levantou. Levantou-se com tanta facilidade como se tivesse experimentado um bom sono. Jesus mostrou-se – uma vez mais – dono absoluto da vida e da morte.
Tanto Jairo como esta mulher nos dão um exemplo de fé na onipotência de Cristo, pois só um milagre podia curar a filha de Jairo, que estava em agonia, e ressuscitá-la uma vez morta, assim como curar a doença daquela mulher, que já tinha feito uso de todos os meios humanos possíveis. De modo semelhante, o cristão deve esperar a ajuda de Deus, que não lhe faltará para superar os obstáculos que se atravessam no caminho para a sua santificação.

Padre Bantu Mendonça