quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CNBB discute tema da Campanha da Fraternidade 2015



Rádio Vaticano
Bispos do CONSEP
A presidência da CNBB e os bispos que presidem as comissões pastorais que compõem o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) deram início na manhã desta terça-feira ao debate sobre o tema da campanha da Fraternidade de 2015.

O processo de escolha dos temas das campanhas que a Igreja realiza durante o período da quaresma desde o início dos anos 60 segue roteiro que contempla fases de consulta às comunidades, estudos de especialistas e a definição dos bispos, que é uma das atribuições estatutárias do Consep.

O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, Pe. Luiz Carlos Dias, fez uma exposição dos últimos passos realizados em vista da escolha de um tema que responda ao anseio das comunidades. Após a apresentação foi realizado um debate sobre temas que enfatizem a realidade e as urgências do momento histórico vivido pelo Brasil.

Entre as contribuições oferecidas aos bispos foram enfatizados dois temas: povos tradicionais e recepção renovada do Concílio Vaticano II por ocasião da celebração do cinquentenário de sua conclusão. Assessores da Comissão Episcopal para a Caridade, a Justiça e a Paz insistiram na urgência de colocar a situação dos povos tradicionais em todo o Brasil.

O Cardeal Dom Raymundo Damasceno lembrou da atualidade do tema do Concílio, uma vez que se conclui o tempo da celebração jubilar, tema também defendido pelo vice-presidente da CNBB, Dom José Belisário.

O tema deverá ser definido até o final da reunião, o que ocorrerá na quinta-feira.



Fonte: Site da Canção Nova.