segunda-feira, 4 de junho de 2012

PASTORAL DA CRIANÇA EM AREIA BRANCA

No último sábado o Blog recebeu um e-mail da Agente de Pastoral Fátima Luz que conta um pouco sobre o trabalho da Pastoral da Criança em Areia Branca, a mesma assumiu a coordenação nesse último mês de Março.
No e-mail conta que a Pastoral nunca deixou de existir, mesmo com poucas comunidades realizando os trabalhos de acompanhamento das crianças com a pesagem. Diz que a equipe em união vai tentar melhorar as atividades para se fazer mais atuante, assim como a pastoral em todo o Brasil. Em anexo enviou algumas fotos da visita das Comunidades Nossa Senhora dos Navegantes e Iran.

CONHEÇA A PASTORAL
A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do B – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.

HISTÓRIA
Em 1982, o então Cardeal de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns encontrou o diretor executivo da UNICEF da época, James Grunt em uma reunião na Suíça sobre a paz mundial promovida pela ONU. Grunt sugeriu ao Cardeal uma ação da Igreja Católica brasileira para reduzir a mortalidade Infantil.
A CNBB encampou a ideia. Para desenvolver tal projeto, D. Paulo convocou sua irmã, a médica sanitarista Zilda Arns, com o apoio do Dom Geraldo Majjela Agnelo, na época Arcebisbo de Londrina. O trabalho iniciou-se em 1983, na Paróquia de São João Batista, município de Florestópolis,Arquidiocese de Londrina, no estado do Paraná. Este município foi eleito por apresentar uma alta taxa de mortalidade infantil(127 crianças para cada mil nascidas). Após um ano de atividades, a mortalidade infantil foi reduzida para 28 crianças para cada mil nascidas.
Diante do sucesso, no ano seguinte, o trabalho da Pastoral da Criança se expandiu para outras regiões brasileiras com apoio dos bispos. Atualmente, mais de 260.000 voluntários acompanham o desenvolvimento de quase 1,8 milhões de crianças de 0 a seis anos e quase 94 mil gestantes em 42 mil comunidades pobres, de 4.066 municípios, em todos os estados do país.
A partir do início de 2008, a Pastoral da Criança passou a ser coordenada pela Irmã Vera Lúcia Altoé, a primeira sucessora da Dra. Zilda Arns Neumann. Juntamente com a Irmã Vera Lúcia, um novo Conselho diretor assumiu os trabalhos na Pastoral da Criança, sendo constituído por Dom Aldo di Cillo Pagotto - Presidente do Conselho Diretor, Silvio da Rocha Santa'Ana - Tesoureiro do Conselho Diretor e Ana Ruth Rezende Góes - Secretário do Conselho Diretor.
 Presente em mais de 40 mil comunidades ligadas a 7 mil paróquias das 272 dioceses e prezalias do Brasil, a Pastoral da Criança já se estende também a 19 outros países.