domingo, 18 de novembro de 2012

CNBB manisfesta pesar pela morte de Dom José Song Sui Wan

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pela morte de dom José Song Sui Wan, bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira (AM). O falecimento ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 15 de novembro.

Este nosso irmão nasceu em Xangai, na China Continental, em 1941. Em 1955, em Hong Kong, ingressou no seminário, mas temendo a perseguição religiosa, veio com a família para o Brasil, em 1959. Instalaram-se em São Paulo, e José Song ingressou no seminário dos salesianos, onde aprendeu o português. Sua profissão religiosa foi celebrada em 1962. Cursou a filosofia em Lorena (SP), e a Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Especializou-se em Letras e História e possuía fluência em diversos idiomas e dialetos.

Foi ordenado presbítero em 1971. Atuou como professor, diretor de escolas e colaborou em diferentes etapas da formação salesiana. Em 2002, foi nomeado bispo para uma das dioceses mais longínquas no Brasil: São Gabriel da Cachoeira (AM). Serviu ao povo da Amazônia com carinho e zelo até 2009, quando renunciou por motivo de saúde. Desde então, vivia em Araras (SP).

“Nós vimos a sua estrela no Oriente” (Mt 2,2), foi seu lema episcopal e expressa toda a esperança que marcou a sua vida.

Estamos unidos à família Salesiana, aos familiares de dom José Song, a dom Edson Damian e ao povo de Deus da diocese de São Gabriel da Cachoeira.


Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB