domingo, 18 de novembro de 2012

Pastoral Carcerária promove Assembléia Nacional



Rádio Vaticano
"A missão da Pastoral Carcerária é ser presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres"
Os agentes da Pastoral Carcerária estão se preparando para sua Assembleia Nacional, que se realizará de 23 a 25 de novembro em Brasília, sobre o tema “Eu vi, ouvi e desci para libertar meu povo”.

O objetivo geral é rever e dar continuidade à caminhada da Pastoral Carcerária a partir da sua proposta de Formação e Organização, considerando sua identidade, missão e finalidades para possibilitar uma evangelização que colabore para a garantia da assistência religiosa, a defesa dos direitos e da vida dos encarcerados.

Especificamente, a Assembleia tem quatro finalidades: possibilitar a celebração e a troca de experiência da missão dos agentes da pastoral carcerária; desenvolver um estudo nas dioceses e regionais (Estados, Macros) sobre a formação e organização da pastoral Carcerária; refletir os desafios da formação e organização da Pastoral Carcerária para os próximos anos; e levantar as prioridades, linhas de ação e metas da Pastoral Carcerária no futuro.

A missão da Pastoral Carcerária é ser presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres e desenvolver todos os trabalhos que essa presença exige.

Sua finalidade é “Anunciar o Evangelho de Jesus Cristo às pessoas privadas de liberdade e zelar para que os direitos e a dignidade humana sejam garantidos no sistema prisional”. Prioriza a defesa intransigente da vida, bem como a integridade física e moral das pessoas privadas de liberdade, buscando estar atenta e encaminhar as denúncias de torturas, maus-tratos, corrupção praticados contra às pessoas privadas de liberdade.